Solange Couto é a nova participante do BBB 26
Dona de um dos bordões mais icônicos da televisão brasileira, o inesquecível “não é brinquedo, não!”, eternizado por Dona Jura em O Clone, Solange Couto voltou a chamar atenção do público ao entrar na 26º edição do Big Brother Brasil. A atriz, que está com 69 anos, faz parte do grupo Camarote e já deixou sua marca: “Sempre estou pronta para oportunidades novas”, disse.
O que nem todos sabem é que, em 2013, a atriz, na época com 56 anos, decidiu se submeter a uma cirurgia bariátrica, dando início a um processo de mudança física e pessoal.
Solange Couto até hoje é relembrada como Dona Jura, de 'O Clone'
Com a perda de cerca de 40 quilos em aproximadamente 12 meses, Solange entrou em uma nova fase: a do pós-emagrecimento. Ao longo dos anos seguintes, ela realizou uma série de cirurgias reparadoras como mega lipo e reconstrução do contorno corporal, necessárias após as alterações provocadas pela grande perda de peso.
Solange Couto antes e depois de perder 40kg — Foto: divulgação
Na época, a artista fez questão de comentar que as decisões nunca tiveram relação com vaidade:
“Fiz a operação pelo meu filho e por mim. Cansei de ficar escrava da dieta. Quando soube que precisaria operar a vesícula, aproveitei para reduzir o estômago também”, contou na época
Solange Couto quando fez Dona Jura, em O Clone, em 2001, e pós-cirurgia — Foto: globo/Reprodução Instagram
A médica Thamy Motoki, especialista em cirurgia plástica pós-bariátrica, explica que procedimentos estéticos fazem parte de uma reconstrução corporal comum após perdas expressivas de peso: "A pele em excesso pode causar infecções, limitação de movimento e desconforto físico. O que está em jogo é a funcionalidade do corpo, não apenas a aparência”, finalizou.
Com 45 anos de carreira na televisão, Solange Couto não é estranha às câmeras. Nascida e criada em bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, teve seu primeiro contato com o meio artístico ao se tornar uma das dançarinas de Oswaldo Sargentelli. Em 1981, veio a estreia na TV, após ser descoberta pelo autor e diretor Walter Avancini. “A intenção, desde os 6 anos, era ser como a Yoná Magalhães”, diz a atriz, revelando sua musa inspiradora.
Solange Couto conta como se tornou uma 'Mulata do Sargentelli'
“Yoná era uma mulher lindíssima. Eu não sabia avaliar o talento, eu sabia avaliar a beleza. Eu falava para o papai: ‘Quando eu crescer, quero ser igual a ela’”, complementa. A inspiração foi tanta que ambas as atrizes carregam um marco similar em suas carreiras: se Yoná é reconhecida, principalmente, pelo papel da Tonha em Tieta (1989)
Solange Couto homenageada nos Estúdios Globo — Foto: Angelica Goudinho
Filha de funcionários públicos, a atriz conta que teve uma criação bastante rígida e que seu pai prezava, sobretudo, pela pontualidade. “Eu sou uma das pessoas mais chatas com horário. Meu pai ensinou que é 9h, não 9h03. Avião se espera no aeroporto, café da manhã é café da manhã. Sou uma pessoa muito metódica. Tudo meu é muito regulamentado dentro de horários, organizado”.
+ BBB
Rep: gshow/bbbbbb26, bbb, bbb26, big brother brasil, noticias, novidades, notícias, novidades, vem aí a bbb26, matéria, votar bbb, parcial bbb, votacao bbb, enquetebbb, enquete bbb
Tags